Olá, pessoal
Para vários tipos de trabalho o vidro tem um efeito legal.
Nesse tutorial vou ensinar como conseguir esse efeito através do material, coloquei uns prints bem grandes para facilitar a visualização, caso a imagem não esteja clara, é só clicar na imagem para vê-la maior.
Obs. Estou usando o Blender 2.65.
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Primeiro faça o modelo que desejar, eu fiz um copo bem simples com um cilindro, com uma pequena extrusão na borda para simular volume na boca do copo, ainda fiz um pequeno cenário com um cubo para melhorar a iluminação. |
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Adicione o material, nomeie (é uma boa prática), aumente a intensidade no máximo do defuse e do specular, aumente o handness para 200, vai ficar legal assim, mas sempre teste outros valores para verificar os resultados. |
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Rolando para baixo encontre a opção Transparency e manque-a, em seguida clique no botão Raytrace, o alpha deixe quase zero, no exemplo foi colocado 0.150, por fim mude bem pouco o IOR, no exemplo ficou em 1053.
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Abaixo da transparecia tem a opção de sombra (Shadow), deixe selecionar o "Receive Transparent" .
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Coloque um material no cenário e aplique a marque a opção "Receive Transparent" para que a sombra do copo no cenário fique uma sombra condizente com a transparência do copo, senão fica uma sombra densa |
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Aperte F12 e aprecie o resultado |
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Brinque com os materiais e tenha resultados ainda mais interessantes. |
Tutorial Blender 3D - Vidro
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